Quando em 2019 decidi fazer minha primeira viagem internacional sozinha ( Paris ), enfrentei vários desafios pessoais. Mas tive uma primeira percepção importante em relação ao medo, que é o que assombra a maioria das mulheres que querem viajar sozinhas: nem sempre ele estava em mim e sim era trazido à tona por outras pessoas quando eu contava meus planos de viagem solo! E isso, ninguém te fala
né?
Ao constatar isso, primeiramente parei de compartilhar com pessoas próximas sobre os planos de viagem. Infelizmente, nem sempre teremos apoio positivo e quando queremos buscar superações pessoais precisamos ouvir a voz da razão, sim, mas também a voz do nosso coração. E muitas vezes, o medo não está tão forte em nós mesmas, mas sim projetado pelos medos das outras pessoas (ok, elas querem nos proteger).
Devemos usar o medo no grau certo, fazendo com que ele nos traga ideias de ações após identificar algum problema que possa “vir a ocorrer” durante uma viagem solo. Isso nos faz ficar alertas e planejar melhor todos os detalhes minuciosamente. Por exemplo, imagine que possa perder a conexão do seu vôo. Isto pode ser imaginado antecipadamente e assim gerar uma ideia de resolução para que o imprevisto não tire a sua paz. Na minha última viagem internacional, o tempo de conexão foi muito apertado e tive que correr muito e passar na frente das pessoas na fila do raio-x. Fiquei tensa mas ao mesmo tempo tranquila, pois sabia que o fato de ter comprado as passagens aéreas diretamente no site oficial da companhia que me levaria até Paris (e que tem a parceria com a empresa aérea que eu estava indo de Brasília para Guarulhos) seria uma facilidade na resolução de uma possível perda de vôo.
Claro que pequenas intercorrências vão acontecer!
Mas tudo estará sendo resolvido com tranquilidade se você tiver organizado sua viagem com antecedência, fazendo um bom planejamento.
Não existe a fórmula mágica para viajar sozinha, não existe “o melhor lugar pra começar”!
O que existe é você escolher, focar e planejar!
Pra te ajudar neste primeiro momento, vou te dar algumas razões para você começar a traçar os planos da sua primeira viagem solo:
1) Viajar sozinha é superação!
Sim! A cada viagem que você planeja, sua visão de mundo vai aumentar e por consequência você vai buscar novos desafios, viajando para lugares não imaginados inicialmente por você!
2) Conhecer pessoas ao longo de uma viagem é sensacional!
Uma das coisas mais interessantes é a socialização. Isso pode ocorrer desde o primeiro momento, já na fila do aeroporto inclusive. Mas fique atenta! Não dê grandes informações sobre sua viagem num primeiro momento. Dirija a conversa de modo que os assuntos sejam aleatórios e vá sentindo a confiança no decorrer.
3) Aprender a não depender dos outros, só de você mesma!
É isso mesmo! Você verá que tomar decisões simples no dia a dia da sua viagem, fará com que você se torne mais independente. Viajar sozinha faz com que você crie cada vez mais a segurança para ir cada vez mais longe!
4) Sua autoestima agradece!
Tudo é um processo evolutivo! À medida que você vai buscando mais e mais, a sua autoestima vai aumentando consideravelmente. O amor-próprio te leva a um nível de merecimento muito grande! Vencer cada desafio te torna mais forte e empoderada e o que era um “grande desafio” lá no início, vai se tornando muito pequeno diante de tudo o que você já superou viajando sozinha.
5) Autonomia e flexibilidade em cada passo!
Poder criar seu próprio roteiro sem rotina, sem pressa. Isso é autonomia!
Acordar a hora que quiser e fazer o que quiser ( inclusive mudar de planos ).Isso é ser flexível!
Numa vida tão cheia de regras, horários, disciplina diária, sentir-se leve por alguns dias te faz voltar diferente ( e já querendo iniciar os planos da próxima aventura sozinha).
Viajar sozinha vai te tornar uma mulher mais autêntica pois o que você aprende com esta experiência te fortalece muito e você nunca mais será a mesma pessoa!
Observar cada detalhe com atenção, te torna perspicaz para planejar os próximos passos e tudo vai ser mais prazeroso pra você. Desde a escolha do destino, ao planejamento eficiente de cada detalhe! Isso te tornará mais forte e resiliente!
Curta a jornada desde o início do planejamento! E então, te encoraja e viaja!
Com todo carinho do mundo, Fabíola Schmidt.